SUSTENTABILIDADE

MEIO AMBIENTE

No processo produtivo do curtimento do couro usa-se a água em várias etapas. A Gobba Leather cuida dessa questão com responsabilidade e sensibilidade no impacto ambiental, aplicando o Programa de Gestão Ambiental em todas as atividades. Hoje, devido ao avanço da tecnologia, pesquisas e investimentos em estudos, os produtos químicos utilizados são menos agressivos e seu esgotamento nos fulões melhorou, notoriamente o processo industrial, a redução de danos ao meio-ambiente.

Confira algumas ações que a empresa adotou, do começo ao fim da cadeia produtiva.

Terra

Substituição de produtos de origem petroquímica (poluentes), subprodutos de origem natural (biomassa) com menor impacto ambiental, contribuindo para a redução das emissões de CO2 e maior capacidade de biodegradabilidade. De acordo com o teste BLC, o couro de acabamento Gobba tem até 85% de conteúdo de base biológica. Redução de 10% no volume de produtos aplicados no processo produtivo. Aparas de couro e serragem são enviadas para a produção de adubos orgânico

Rastreabilidade

Sistema completo de rastreabilidade do couro desde o cliente até a origem da matéria-prima (peles frescas) garantindo consistência e qualidade na entrega de artigos com boas práticas e bem-estar animal no matadouro.

Nosso couro é proveniente de bovinos alimentados a pasto, respeitando a liberdade animal, sem causar problemas psicológicos e desconforto de espaços confinados.

Água

Redução de 35% no consumo de água durante a produção, equivalente a 24 mil m³/ano. Além de barragem própria, possuímos vários poços artesianos que permite uma capacidade dupla na necessidade de água.

O processamento físico, químico e biológico de todo tratamento de efluentes líquidos gerados na produção e monitoramento de sistemas que atendem às mais rígidas exigências dos órgãos ambientais. 

Ar

Utilização de energia de fonte limpa e totalmente renovável (eólica, solar, biomassa...) resultando, desde 2016, na redução de 4.368.985 toneladas de CO2 na emissão de gases de efeito estufa.

Uso de biomassa (casca de arroz que iria para o lixo) para gerar vapor para a indústria.

Clique no link para conhecer os certificados que a Gobba possui.

Comunidade

O que nos move diariamente é a missão de transformar couros e vidas, começando por nossos colaboradores, passando pela comunidade e envolvendo a região. Para tanto, a Gobba coloca em prática ações de responsabilidade social em diversas frentes, como:

• Responsável por mais de metade dos empregos formais da cidade.
• Capacita as gerações mais jovens e promove a igualdade e a diversidade no local de trabalho.
• Promove a reciclagem de resíduos industriais gerados por outras fábricas da cidade.
• Promove a educação de adultos. Em 4 semestres do projeto, tivemos 243 matrículas e 50 funcionários concluíram os estudos;
• Inúmeras doações de livros e espaços de leitura para escolas e creches da comunidade.

 


 

 

 

 

CADEIA PRODUTIVA
Controle e tecnologia sustentáveis de qualidade, do começo ao fim da cadeia produtiva.

Baixe nosso e-book clicando no link e saiba mais sobre ações visando a sustentabilidade.
Tratamento de água

Toda a água utilizada no processo é destinada para uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), com uma estrutura e tecnologia completa para atender os parâmetros da legislação ambiental, conforme a resolução do CONAMA n° 357 de 17 de março de 2005. Nesse processo, a água retorna ao meio-ambiente de forma correta e controlada, livre de resíduos nocivos à natureza.

Aparas e Farelos

Os Resíduos sólidos de couro são armazenados e posteriormente transformados em adubo por uma empresa parceira.

Reserva de preservação

Possuímos três hectares de área preservada com centenas de árvores nativas e 25 espécies de araucárias na localidade do Rincão do Ouro em Nova Esperança do Sul. A fim de garantir o bem-estar da sociedade e dos animais.

Energia Limpa

Valorizando a nossa Terra a Gobba utiliza somente energia elétrica proveniente de fonte limpa, totalmente renovável (eólica, solar, biomassa) desde 2016. Possuímos certificação de Energia Renovável, emitido pela empresa Ludfor Energia, que comprova que reduzimos nesse período 2.838,935 tCO2e em emissão de gases de efeito estufa. Essa prática é alinhada com a missão da Gobba de transformar couros e vidas através de práticas e atitudes cada vez mais sustentáveis, contribuirmos com a preservação da nossa mãe Terra.